Prótese dentária faz parte da vida de quase 40 milhões de brasileiros
Dentre os fatores que mais impactam negativamente na qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos, a perda de dentes ocupa o segundo lugar. A pesquisa “Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança”, realizada pela Edelman Insights, ouviu 600 latino-americanos (151 brasileiros inclusos). O estudo também constatou que, só no Brasil, quase 40 milhões de pessoas utilizam próteses dentárias.
O estudo da Edelman Insights destacou, ainda, que 32% dos respondentes acreditam que a queda (ou retirada) de dentes é considerada um empecilho para se ter um estilo de vida com hábitos mais saudáveis e ativos.
Uma em cada cinco pessoas que perderam dentes tem entre 25 e 44 anos
O estudo revelou que parte das pessoas que precisam utilizar prótese dentária (1 a cada 5) são jovens, entre 25 e 44 anos. Além disso, 16 milhões de brasileiros vivem sem os dentes, e 41,5% da população com mais de 60 anos já perderam todos.
O processo de perda de um dente é considerado traumático, ainda mais entre a população mais jovem. Seja por falta de informações ou por vergonha, muitas pessoas não recebem o tratamento adequado. A falta de profissionais especializados e aptos a orientar a população é outro problema recorrente.